sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Exposição relembra os 60 anos dos trólebus em SP

25/04/09 -Do G1, com informações do SPTV


Veículos que transportaram diversas gerações podem ser vistos na mostra.

Evento vai até domingo (26) no Parque da Independência e é gratuito.

Uma exposição que começa neste sábado (25) em São Paulo vai contar os 60 anos dos ônibus elétricos, os trólebus, em São Paulo. A mostra traz veículos que transportaram gerações de passageiros em todo esse período. 

Os trólebus remetem ao passado, mas ainda circulam pela cidade, dando ar provinciano à maior metrópole brasileira. Movidos a eletricidade, eles não poluem e sempre andam na pista certa. “Tendo dinheiro para pagar eu andava de trólebus, porque eu costumava trabalhar longe. Era uma delícia”, conta o aposentado Walter Rueda Ernandes. 

O trólebus mais antigo da mostra foi fabricado nos Estados Unidos entre 1946 e 1948, e circulou dez anos pelas ruas de Denver, no estado norte-americano do Colorado. Depois, foi comprado e passou a operar em São Paulo. 

Os veículos importados desembarcavam no Porto de Santos. Eram outros tempos, a cidade era mais calma e o trânsito bem mais moderado. O aposentado Cláudio Peccin tem boas lembranças desse transporte. “Conheci uma namorada no ônibus elétrico. Ela subia comigo no ponto inicial e na volta a gente pegava o mesmo ônibus. Até que um dia tomei coragem e fui falar com ela”, lembrou. 

A ideia é antiga, mas a tecnologia se modernizou. Hoje os motores são mais simples, mais baratos e mais eficientes do que os de antigamente. “São Paulo acertou quando decidiu manter a frota de trólebus. Ela se mostra mais eficaz do ponto de vista sonoro. Ele é um veículo mais silencioso, mais confortável”, explica Anna Flávia Vicentini, organizadora da exposição. 

A exposição fica aberta até domingo no Parque da Independência, no Centro da cidade, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário