sábado, 16 de junho de 2012

São Paulo terá ônibus chinês movido a bateria

14/06/2012 - Via Trólebus

A BYD, empresa Chinesa vai trazer para o Brasil 50 ônibus elétricos. A Companhia deve se estabelecer com fábricas em nosso país. “O grande problema das grandes cidades é a emissão de fumaça preta proveniente do diesel. Com essa tecnologia podemos reduzir os índices de poluição do ar”, diz o  presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Chalés Tang.
O Ecofrota é um programa para tornar a frota de ônibus menos poluente até 2016. Para isso, estão rodando em fase de teste veículos a etanol, diesel de cana. E justamente nesse novo mercado que está se formando que a BYD vai se instalar e planeja lucrar.
O Veículo conhecido como  K9, é movido por baterias de fosfato de ferro, sendo recarregáveis quando o veículo está na garagem.
Enquanto isso frota de trólebus encolhe
Novas tecnologias sempre são bem vinda, mas o trólebus que está aí e possuí grandes inovações que minimizam muito seus inconvenientes, como escape de alavancas, ainda não é prioridade. Dos 213 ônibus elétricos previsto para rodarem mediante a assinatura do contrato de concessão da área 4, apenas 190 rodam, sem pespectiva de aumento desta tecnologia que é 100% nacional.
Por Renato Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário