sexta-feira, 25 de junho de 2010

Agrale apresenta novo ônibus elétrico



Modelo surge como uma alternativa de transporte
Veículo foi desenvolvido em parceria com a Siemens
 
Preocupada com questões ambientais, a Agrale, fabricante brasileira de chassis de ônibus, caminhões e tratores, apresentou ao mercado, nesta quinta-feira, 24, o Agrale Hybridus – um modelo de ônibus que surge como uma nova alternativa para o transporte urbano de passageiros.
Desenvolvido em parceria com a Siemens, o veículo, com tecnologia diesel/elétrica, é resultado de dois anos de estudos e testes para suprir a necessidade de minimizar os impactos ao meio ambiente. A ideia é incentivar a utilização de energia renovável, reduzindo emissões, ruídos e, principalmente, o uso de combustíveis de origem fóssil.
Pioneira no Brasil, a Agrale projetou o protótipo sobre a plataforma do chassi MT 15, lançado no mercado há dois anos. Mesmo sem projetar volumes de produção e vendas, de acordo com a montadora, a linha de produção de Caxias do Sul (RS) já está preparada para atender os pedidos a partir de 2011.
“Não desenvolvemos o veículo baseados em uma demanda de mercado. O que queremos mostrar é que a Agrale possui tecnologia de ponta para produzir um ônibus alternativo para atender a demanda futura, com foco na sustentabilidade dos grandes centros urbanos”, declarou Ubirajara Choairi, gerente nacional de vendas da Agrale.
Encarroçado pela Marcopolo, o ônibus é movimentado por dois motores elétricos e um a diesel, de 170 cavalos de potência, fabricado pela Cummins. Todos os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, contribuindo para a melhor distribuição de peso e conforto para os passageiros.
Segundo a empresa, a energia gerada para a locomoção do Agrale Hybridus é utilizada para alimentar os motores elétricos nas partidas e no deslocamento do veículo, de forma silenciosa e isenta de poluição. De acordo com o executivo, o modelo é ideal para trafegar em terrenos planos como os corredores de São Paulo.
Economia
Após os testes realizados no campo de prova da Randon, em Caxias do Sul, e nos corredores de Santiago, no Chile, o ônibus, segundo Choiari, demonstrou uma economia de 30% no consumo de combustível e uma mesma proporção para a redução de emissões de poluentes.

Segundo o executivo, o novo ônibus deve custar o dobro de um modelo convencional disponível no mercado, aproximadamente R$ 600 mil. Durante o desenvolvimento, a montadora recebeu consultas de empresas do Brasil e do Chile, dispostas a testá-lo em suas frotas.
Questionado sobre o valor investido no projeto, Choiari afirmou que o montante destinado ao projeto nesses dois anos integrou os 3% do faturamento que a Agrale disponibiliza para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

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